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15 de Dezembro de 2017

Como prospectar clientes na advocacia em 5 dicas exclusivas

SAJ ADV - Software Jurídico
há 4 meses

Muitos são os desafios enfrentados pelos profissionais para prospectar clientes na advocacia. Isso se deve por conta do aumento da competitividade no mercado jurídico durante a última década. Além disso, não podemos esquecer das limitações legais impostas pelo Código de Ética e Disciplina da profissão.

O cenário pode parecer desfavorável. Porém, com o avanço da internet, os escritórios de advocacia de pequeno e médio portes passaram a se sentir cada vez menos intimidados diante da concorrência. Eles passaram a competir de igual para igual com players maiores. Para lidar com o expressivo crescimento do número de advogados no Brasil, muitas bancas passaram a investir em ideias diferenciadas para destacar a marca de forma ética.

As principais iniciativas adotadas pelos escritórios de sucesso para conseguir prospectar clientes na advocacia combinam três fatores:

Por isso é cada vez mais estratégico gerenciar adequadamente o relacionamento com os clientes por meio do uso de um software jurídico. A modernização na gestão do escritório de advocacia é considerada uma boa prática a ser adotada. A partir da utilização de ferramentas tecnológicas, a atuação jurídica dos profissionais se torna ainda mais eficaz. Características que proporcionam um melhor atendimento aos atuais clientes e, por consequência, aumentam as chances de prospectar clientes na advocacia.

5 dicas para prospectar clientes na advocacia

Mesmo com as restrições impostas aos profissionais no que se refere ao uso da publicidade para prospectar clientes na advocacia, não é de hoje que o Marketing Jurídico vem sendo explorado no setor. O uso de técnicas para fidelizar e conquistar novos clientes está ganhando cada vez mais força. Principalmente pelo fato de que 45% da população brasileira está conectada à internet. Países como a China, por exemplo, já usam aplicativos para conectar clientes e advogados com a ajuda de dispositivos eletrônicos — uma espécie de Uber jurídico para prospectar clientes na advocacia. Apesar dessa ser uma realidade distante para os advogados brasileiros, alguns escritórios perceberam os benefícios de aumentar a presença online. É o caso do escritório Koetz Advocacia.

No “Guia de networking para advogados”, disponível gratuitamente, é possível conferir orientações para implementar a estratégia ideal de marketing jurídico para o seu escritório. Aproveite para conferir a seguir algumas dicas para fazer isso corretamente, com baixo investimento.

Construa uma imagem positiva do escritório no ambiente digital

Para conquistar uma presença digital relevante, é necessário investir em ações de Marketing Jurídico no dia a dia da banca. Algumas estratégias já podem ser colocadas em prática, inclusive com pouca verba. Ao criar e manter um blog para o seu escritório, as pessoas passam a localizar os seus serviços pela internet com mais facilidade. Afinal, milhares de pessoas pesquisam no Google por soluções para seus problemas, sejam eles jurídicos ou não.

Estar bem posicionado na plataforma pode impulsionar o seu negócio, auxiliando na prospecção de clientes na advocacia com baixo investimento. Saiba como posicionar melhor o seu site no Google e conheça os benefícios dessa prática para prospectar clientes na advocacia. Além de apoiar na prospecção de clientes com ética, a iniciativa ajuda a fortalecer a marca do escritório e ampliar o relacionamento com atuais clientes.

Invista em networking com clientes e parceiros estratégicos

A forma mais eficaz de prospectar clientes na advocacia ainda é a publicidade “boca a boca”. Por isso, promover o networking com os que usam e são parceiros do seu negócio pode contribuir para o crescimento sustentável da banca a longo prazo. É fundamental incentivar a gestão eficaz do escritório. Essa iniciativa contribui para que gestores e profissionais tenham visão mais estratégica da sua carteira de clientes.

Ao conhecer com profundidade os atuais usuários do escritório, é possível identificar a área de atuação e os trabalhos mais buscados. Também é possível ver novas demandas jurídicas que estão surgindo e que podem ser atendidas. Uma gestão de clientes bem feita impacta no aumento da receita do escritório de advocacia. Isso porque, ao garantir a satisfação deles, as chances da banca ser recomendada à outras pessoas são maiores. Além disso, a indicação feita por clientes satisfeitos aumenta a credibilidade da banca. Como resultado, o seu escritório conquista uma ampla rede de relacionamentos.

Busque se diferenciar da concorrência

Em um mercado cada vez mais concorrido, é importante ter diferenciais nos serviços prestados aos seus atuais clientes. Afinal, já são mais de 1 milhão de advogados atuantes no Brasil. Investir na ampliação da rede de relacionamentos pode fazer com que a banca seja recomendada por parceiros estratégicos e, consequentemente, consiga prospectar clientes na advocacia. Além de proporcionar um atendimento de qualidade, os profissionais precisam ainda marcar presença em eventos e reuniões para promover a sua marca.

Modernize a prática jurídica do escritório

Investir em ferramentas tecnológicas para promover uma gestão eficaz do escritório é alternativa para quem deseja modernizar a prática jurídica. A partir da adoção de um software jurídico que opera na nuvem, é possível fazer o registro e o acompanhamento de atendimentos e processos, gestão de tarefas e compromissos, entre outras atividades relacionadas aos atendimentos.

Além disso, com o uso deste recurso, os gestores conseguem gerenciar as informações de todas as áreas do escritório de forma integrada, e acessá-las por meio de qualquer dispositivo móvel conectado à internet. A tecnologia permite ainda que o profissional tenha uma agenda jurídica organizada, capaz de proporcionar a integração entre as atividades do escritório e os compromissos pessoais, o que garante uma atuação mais profissionalizada.

Incentive uma gestão de escritório de advocacia estratégica

Integrar todas as iniciativas apontadas garante uma gestão de escritório de advocacia mais estratégica. Ao modernizar as principais rotinas administrativas e operacionais da banca torna-se viável a adoção de iniciativas inovadoras para prospectar clientes na advocacia sem que isso impacte na qualidade dos atendimentos prestados.

A informatização dos escritórios de advocacia é primordial para tornar a rotina dos profissionais mais eficaz e produtiva, influenciando positivamente na prestação do serviço jurídico de forma estratégica e com qualidade diferenciada.

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13 Comentários

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Excelentes idéias. Deus sabe que sou a favor de mais liberdade para promover a carteira de clientes de cada advogado, afinal, ninguém vai "adivinhar" que lá nos confins do último corredor do último andar do seu prédio, dentre tantos outros no mesmo quarteirão, lá estará você, advogado, com sua portinha aberta, e sua plaquinha discreta. O cliente vai onde o seu advogado está. Mas para isso, ele precisa conhecer o advogado, precisa ter sido indicado ou dele ter ouvido falar. Sem um mínimo de publicidade o cliente não chegará aos pequenos escritórios individuais e a população estará à mercê dos grandes escritórios, nem sempre interessados nas causas do cidadão comum, muitas vezes atendidos por estagiários e profissionais em início de carreira, que prestam serviços àquele grande escritório, raramente com o mesmo brilhantismo do "doutor Fulano" que aparece na placa, mas raramente aparece na audiência do cliente "pequeno". Raramente sequer digita uma única linha que seja da petição deste cliente pequeno. Existem milhares de bons e bem preparados advogados atuando individualmente em modestos escritórios, que muito melhor atenderiam aquele cliente subestimado pelos grandes. Mas as limitações legais na publicidade realmente são um problema. E todos nós devemos sempre buscar meios de nos fazer ver, sem cometer infrações éticas. Por falar nisso, ressalvo aqui que o termo "captação de clientes" é terminantemente proibido pelo art. 7º do Código de Ética e Disciplina da OAB. Na verdade, para o bom léxico, sabemos que os termos "inculcar" e "captar" trazem em si uma conotação de má fé. São formas de atrair e conquistar clientela de modo a ferir a ética, os bons costumes e a moral. O exemplo clássico é "pescar" o cliente do colega nos corredores do prédio, "inculcando" nele a idéia de que você é melhor que o seu colega, e assim, "captando" aquele cliente para dentro do seu escritório, em prejuízo do seu colega, que até então havia sido a primeira escolha do cliente. Isso é só um exemplo. Mas garanto que a vontade da lei, quando dispõe sobre a vedação do oferecimento de serviços advocatícios por meio de inculcação e captação, é disso que trata: da afronta aos bons costumes, à moral e consequentemente, à ética. Por isso o termo captar clientela deve ser evitado no exercício da advocacia. Deve ser substituído por "conquistar" clientela. Podemos e devemos conquistar nossos clientes, captar, jamais, pois isso induz a ideia de que o cliente foi atraído a você de forma ilícita. É o meu parecer. Sub judice. continuar lendo

Exatamente Christina, também sou contra a publicidade extensiva. Sou totalmente a favor e cumpridor do código de ética, a Koetz Advocacia não investe em anúncios publicitários, mas em conteúdo gratuito e de qualidade para informar o público. Para se ter uma idéia, somente 0,0025% dos nossos leitores mensais se tornam clientes, sendo que a grande maioria ainda imprime os dados e leva para colegas advogados em sua cidade para ser atendido pessoalmente. Ou seja, auxiliamos todos os advogados previdenciários divulgando informações relevantes. continuar lendo

Com todo respeito ao colega, mas ainda estou esperando pelas "5 dicas exclusivas!" continuar lendo

Acredito que as 5 dicas são: Construa uma imagem positiva do escritório no ambiente digital; Invista em networking com clientes e parceiros estratégicos; Modernize a prática jurídica do escritório; Busque se diferenciar da concorrência e Incentive uma gestão de escritório de advocacia estratégica. Agora, o "como fazer"... rsrsrs... Como dizia um professor de faculdade: "o pulo do gato não se ensina". continuar lendo

Publicidade pura, novidade zero. continuar lendo

Caro colega não entendeu nada sobre o que é Marketing de Conteúdo e Inbound. O preconceito com novidades só atrasa a evolução da profissão, é melhor negar os avanços do que sair do comodismo e aprender algo novo. Reveja seus conceitos meu caro, vai fazer bem para seu trabalho e para sua saúde e qualidade de vida. continuar lendo

Excelente! continuar lendo