jusbrasil.com.br
20 de Outubro de 2017

Terminei minha graduação em direito e quero empreender

Passos após a graduação em direito

SAJ ADV - Software Jurídico
há 2 anos

Após anos de dedicação até conquistar sua graduação em direito, o recém-formado que pretende empreender geralmente se sente despreparado. Uma das maiores críticas aos cursos universitários da área jurídica é a falta de cadeiras voltadas para a administração. Assuntos como gestão, finanças ou marketing passam ao largo do período em que o estudante fica na faculdade. Se não quiser enveredar pela carreira pública ou trabalhar para um escritório jurídico, o profissional tem que arregaçar as mangas e batalhar por conta própria.

Procurar consultorias e eventos focados no empreendedorismo jurídico é um bom começo. Em São Paulo, a OAB firmou uma parceria com o Sebrae. O programa estadual Advocacia Empreendedora orienta os profissionais após a graduação em direito em campos como marketing jurídico, finanças, recursos humanos e planejamento. Um evento interessante para ser acompanhando é o Fenalaw, realizado anualmente também em São Paulo. O congresso é considerado o maior da América Latina voltado para o setor jurídico. Nele são oferecidos palestras voltadas para empreendedorismo, inovação e na obtenção de melhores resultados em escritórios de advocacia. O evento ainda conta com diversos expositores, apresentando oportunidades de negócios e parcerias.

A OAB conta também com a Comissão Nacional do Jovem Advogado, que neste ano promoveu a I Conferência Nacional do Jovem Advogado, em Porto Seguro (BA). Nesse evento, o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, destacou a importância do Plano Nacional de Apoio ao Jovem Advogado. Além da promoção do empreendedorismo, o documento traça planos e metas para o profissional com até cinco anos de OAB, política de anuidades diferenciadas e desconto para os jovens advogados, criação do piso de remuneração mínima para os advogados contratado, entre outros pontos.

Quem busca o empreendedorismo tem que se esforçar para oferecer algum diferencial em seu serviço. Especializar-se em áreas pouco exploradas pode ser um caminho para aqueles que completaram a graduação em direito. Ao focar em um campo específico, o profissional encontra um nicho para distanciar-se da concorrência. Tornar-se uma referência em determinado assunto ajuda a fidelizar a clientela e a conquistar novo público. O mercado está em constante atualização, pesquise tendências e identifique novas oportunidades e demandas que possam resultar em negócios.

Outro ponto importante para quem tem graduação em direito e quer empreender é o planejamento. Antes de montar um escritório trace um plano de negócios e monte uma estratégia detalhada para colocá-lo em prática. Mantenha-se atento a todos os cenários do mercado. Acompanhe de perto as novidades de sua área e monitore a concorrência.

Para auxiliar na organização do escritório de advocacia é imprescindível o uso de um software jurídico, como o SAJ ADV. Os programas têm diversas utilidades, como o controle de clientes e processos, além do acompanhamento financeiro, funcionalidades úteis para empreendedores com graduação em direito. Também invista sempre no atendimento diferenciado ao cliente. Trace estratégias diferenciadas e ofereça um serviço personalizado.

Profissionais empreendedores também formam uma boa rede de relacionamento. Mesmo fora do escritório esteja sempre em contato com clientes e entidades de classe. Mantenha a proximidade com colegas com graduação em direito que atuam em outras áreas, eles podem indicar novos clientes. Busque frequentar lugares que possam render boas oportunidades para sua carreira.

A graduação em direito é apenas o primeiro passo rumo ao mercado. O empreendedorismo requer a disposição para pensar diferente e correr riscos. Quem quiser se destacar, tem que atuar com criatividade e inovação. Os desafios são muitos, mas a recompensa costuma ser gratificante.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro no SAJ ADV e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

http://blog.sajadv.com.br/wp-content/themes/sajadv/iframe-form-post.php?post=JusBrasil

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)