jusbrasil.com.br
20 de Outubro de 2017

O escritório jurídico precisa fidelizar clientes

Mas afinal, por que fidelizar clientes é importante para um escritório jurídico?

SAJ ADV - Software Jurídico
há 2 anos

O relacionamento com clientes é um dos aspectos fundamentais na gestão dos escritórios de advocacia. E atenção, prestar um bom serviço jurídico é o aspecto mais importante, mas não é só isso: a experiência como um todo, que envolve o atendimento e atenção dedicados ao cliente (inclusive e principalmente de forma proativa, surpreendendo-o) é o que fará alguém voltar a contratar os seus serviços, além de recomendá-lo para outras pessoas. Para fidelizar clientes, é necessário que todos os colaboradores do escritório sejam educados e prestativos. Para os advogados, a recomendação é que marquem as reuniões para quando houver tempo disponível para ouvir e conversar, evitando interrupções com ligações ou outras demandas. O envio constante de informações sobre o andamento do processo do cliente, mantendo-o atualizado, também é recomendado.

Bocaaboca

Apesar de provavelmente ter sido a primeira ferramenta de marketing da humanidade, nada é tão efetivo para divulgar um produto ou serviço quanto a propaganda boca a boca. E isso só aumentou com a popularização das redes sociais, já que a comunicação é constante. Ao abrir a sua linha do tempo no Facebook, tenho certeza que já se deparou diversas vezes com usuários julgando um serviço ou mesmo pedindo indicação por ali. Ao fidelizar clientes, você está dando o primeiro passo para atrair novos clientes, porque as pessoas confiam e buscam recomendações de amigos e familiares.

Feedback

Uma das premissas da Gestão de Qualidade Total é que não importa o quanto você confie no seu trabalho, a melhor avaliação do seu serviço é dada pelos clientes. Ou seja, a excelência de uma empresa se mede antes de tudo pela satisfação de quem a contrata. Fidelizar clientes é o objetivo final, mas no diaadia trata-se de deixá-los satisfeitos. Para isso, não esqueça de prestar atenção a aspectos como atendimento diferenciado, preços justos, disponibilidade e cumprimento de prazos. O feedback dos seus clientes será a melhor maneira de analisar os serviços prestados pelo seu escritório jurídico e saber como melhorá-los.

Fidelizar clientes é mais fácil do que atrair novos

Em geral, fidelizar é mais fácil e mais barato do que prospectar clientes. Isso porque para manter seus clientes, normalmente basta investir no relacionamento e realizar bem o que você se propôs a fazer. E mesmo quando necessárias, ações de pós-venda e busca por aprimoramento são mais baratas do que ações de comunicação para atrair um novo público para o seu negócio.

Você tem outras sugestões para fidelizar clientes em escritórios de advocacia? Compartilhe conosco nos comentários.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)